Mindfulness: descubra o poder da atenção plena

15 de dezembro de 2017 | por Editora Sextante

Pressionadas um mundo frenético por responsabilidades, conflitos e rotinas maçantes, cada vez mais pessoas se queixam de sintomas como ansiedade, estresse e exaustão. Mas, em vez ter suas energias esgotadas ante essas batalhas diárias, é possível retomar as rédeas da própria vida e seguir em frente utilizando as técnicas de meditação Mindfulness.

Quando estamos atormentados por problemas muitas vezes nos sentimos impotentes ou incapazes de superá-los. Algumas vezes parece faltar tempo, enquanto em outras, energia. Com o Mindfulness, que também é chamado de atenção plena, é possível dominar esses temores e desafios com serenidade.

Neste artigo, introduziremos o conceito de Mindfulness e algumas técnicas simples para quem quer aprimorar sua capacidade produtiva ao mesmo tempo que recupera a alegria em viver. 

 

O poder da atenção plena

A atenção plena, ou Mindfulness, pode ser descrita como um estado mental em que o indivíduo se concentra totalmente nas sensações e atividades que está executando no presente momento.

Baseado em técnicas tradicionais de meditação no oriente e em décadas de pesquisas em instituições ocidentais como a Universidade de Oxford e a Universidade de Medicina de Massachusetts, o Mindfulness é recomendado até para o tratamento de doenças como a depressão.

A essência da atenção plena é a própria atenção no momento presente. Muitas vezes, enquanto dirigimos para o trabalho ou escovamos os dentes estamos tão perdidos em problemas passados e futuros que não conseguimos nem nos lembrar de ter feito essas tarefas.

Com o Mindfulness, a ideia é que estejamos totalmente despertos e conscientes em tudo que fazemos na nossa vida, desde lavar a louça até um projeto pessoal transformador. Com esse foco no presente, conseguimos enxergar mais alegria e nos libertar das pressões cotidianas.

Claro, isso não significa que o Mindfulness é uma receita de bolo para a felicidade eterna, mesmo porque é natural que todos passem por momentos difíceis, estressantes ou tristes. Mas a atenção plena é uma ferramenta para encarar melhor esses obstáculos e encontrar a felicidade em todos momentos que ela se manifestar naturalmente.

 

Como começar o treinamento em Mindfulness

O treinamento de atenção é feito principalmente a partir de técnicas simples de meditação que qualquer pessoa é capaz de aprender. E já nas primeiras sessões já será possível perceber uma mudança significativa em seu estado de espírito e disposição para encarar a vida.

A primeira dessas técnicas é a chamada meditação de um minuto. Para começá-la, é preciso se sentar em uma cadeira de encosto reto, mas idealmente em uma postura ereta e sem se recostar. Os pés podem se apoiar no chão.

Depois disso, é hora de fechar os olhos ou abaixar o olhar para o chão logo a sua frente. Comece a focar toda sua atenção em sua respiração e como o ar flui para dentro e para fora do corpo. Não mude o ritmo dela, apenas preste atenção em todas as sensações envolvidas na inspiração e expiração.

Em pouco tempo é natural que a mente comece a divagar em múltiplos pensamentos. Ao perceber isso, traga a atenção de volta a respiração suavemente. Mas não force sua mente e não espere que ela esteja tranquila e serena, especialmente nos treinamentos iniciais.

Permita qualquer tipo de sensação, mesmo se for tédio ou irritação. E após um minuto, abra os olhos e observe novamente o aposento em que se encontra.

Essa meditação básica é um primeiro passo e um bom exemplo do que é o treinamento do Mindfulness. A prática pode melhorar a criatividade e a produtividade de uma pessoa, além da sua tranquilidade e felicidade.

 

E agora que você já sabe por onde começar, aproveite para se aprofundar neste estilo de vida com o livro Atenção Plena – Mindfulness, que ensina inúmeros outras técnicas e treinamentos!

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